Fit Pace Car 6 - Luiz PiresVipcomm  HONDA FAZ FIT PACE CAR Fit Pace Car 6 Luiz PiresVipcomm

Honda Fit modificado para atuar como pace car

A Honda modificou um Fit para atuar como pace car nas provas de motovelocidade no Brasil. Foi desenvolvido na base do novo Fit 2015 e segue os padrões que atendam aos requisitos para a Fórmula Indy. O motor 1,5-litro recebeu turbocompressor e desenvolve 221 cv a 6.200 rpm com torque de 26 m·kgf a 6.000 rpm. Funciona com álcool e a pressão de superalimentação relativa é de 0,6 bar. A Honda informa aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e velocidade máxima limitada de 190 km/h.

A suspensão conta com amortecedores e molas Coil Over ajustáveis e recebeu barra estabilizadora traseira. Os freios são a disco nas quatro rodas com pinças dianteiras de seis pistões, com componentes Willwood, e as rodas são de 17 pol. com pneus 205/45R17.

Além da pintura exclusiva, inspirada em outros modelos da Honda utilizados em competições, o Fit Pace Car foi equipado com kit de carroceria, defletor de teto, sapatas de pedais de alumínio, protetores de soleira e tapetes da linha de acessórios originais Honda Acessórios.

O Fit pace car estreou neste fim de semana, em Goiânia, na quinta etapa do SuperBike Series Brasil. (Honda)

Comentário do editor: Chamou-nos a atenção a falta de equipamento de sinalização utilizado nos carros para essa finalidade, bem como os vidros com “sacos de lixo”: será que foi para ficar lindão?

BS

 

Fotos: Luiz Pires/Vipcomm

Sobre o Autor

AUTOentusiastas

Guiado por valores como paixão, qualidade, credibilidade, seriedade, diversidade e respeito aos leitores, o AUTOentusiastas desde 2008 tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo!

Publicações Relacionadas

  • Rafael

    Bob, o câmbio é o manual, assim como o civic pace car? Creio que sim, pois não sei se o cvt suportaria a potência extra.

    • Bob Sharp

      Rafael
      Deve ser manual.

  • Filipe

    Me chamou mais a atenção o desempenho extremamente contido pra potência declarada. O FIT 1.5 de primeira geração tinha números de desempenho semelhantes com praticamente metade da potência…

  • Fernando

    Teste para avaliar aceitação a uma motorização acima das existentes, e opiniões a respeito de talvez haver algum apelo esportivo?

  • Clésio Luiz

    Esse número de aceleração não bate com a potência que eles divulgam.

    E a aparência do carro com vidros fumê escuros e sem as luzes de sinalização no teto, sem comentários…

  • Paulo Eduardo Bandeira de Mell

    Gostei do “sacos de lixo” nos vidros! Acessório útil pra quem tem bebê e olha lá pois uma toalha já resolve.

    • Renato Mendes Afonso

      Pior não é nem a película em si, mas sim a transparência adotada no para-brisa e janelas laterais dianteiras, que não deve ser inferior a 70%. O resto dos vidros do carro estão regulares.

    • Guilherme Jun

      Quem tem bebê é pior ainda. Esquece o filho no carro debaixo do sol e ninguém vê.

  • Rafael Malheiros Ribeiro

    Alguma coisa não bate aí, 221cv e 0 a 100km/h em 9,4s? Não seriam pôneis?

  • Felipe Parnes

    Isso ta meio estranho. Desempenho muito contido para a potência declarada, falta acessórios passivos como sirenes. Pace cars são estratégias d mkt das fabricantes, mas dessa vez está bem estranho.

  • Filipo

    Aceleração bem lenta para os 221cv e 26 mkgf de torque.
    E para quê limitar em apenas 190 km/h a máxima se a suspensão foi adaptada e dotada de barra estabilizadora?
    Não seria mais barato para a Honda fazer um “engine swap” (troca de motor) pelo motor do Civic LXR? Acredito que seu desempenho seria parecido e não precisaria de limitador, pois com o 2L não deve passar de 210 km/h.

  • Rodrigo

    O proposito do carro é outro. A formula indy precisa de carro de média/alta velocidades. Ele chega de 0~100 em 9 s, porém vai a 160 em 11s. A estratégia é de ter um motor completamente original de alta performance em médias e altas velocidades e que não quebre. Eu vi o carro andando e perguntei pro engenheiro que estava lá, o carro andava muito principalmente em curvas de altas e médias acima dos 60km/h e isso é o que importa pra indy.

  • golden_commando

    os limites de velocidade são geralemente por causa do indice de velocidade dos pneus

    • André

      É o mesmo limitador do Fit de rua.

  • Viajante das orbitais

    Será se é rápido o suficiente ?

  • Leonardo Mendes

    Não achei o desempenho tão ruim assim, até porque não é ele que vai competir… pra função creio estar adequado (leigamente falando).

    Bob, será que rola um No Uso Especial com ele?

  • Andrex2501

    Será que essa aceleração de 0-100 em 9,4s não é muito contida para um carro de 221cv e relativamente leve? Ou a Honda é humilde, ou foram divulgados números errados, ou não sei…

  • Bob Sharp

    Leonardo Mendes
    Acho pouco provável que cedam o carro para teste, mas como para toda pergunta só há duas respostas, vou tentar.

  • Bob Sharp

    Andrex2501
    Também achei. Imagino coisa de 7 segundos.

  • Bob Sharp

    Filipo
    Também achei lento de aceleração.

  • Beta Romeo

    Tenho uma hipótese para esses números de desempenho:
    Em um carro de rua o escalonamento do câmbio precisa atender desde uma primeira marcha curta para boa aceleração a partir da imobilidade e arrancar em aclives a uma última marcha longa para atingir velocidade máxima e baixas rotações em ritmo de viagem. Já no pace car o que ele precisa é de boa aceleração em uma faixa de velocidade suficientemente rápida para manter o arrefecimento dos motores dos carros de competição. Mas o próprio pace car não vai arrancar a partir do zero com máxima aceleração. Ele já sai dos boxes com certa velocidade e a partir daí ele acelera. Já a velocidade máxima não precisa ser maior do que os 190km/h para guiar os competidores. Então mantendo o câmbio de 5 marchas no Fit, a Honda pode deixar uma 1ª marcha bem longa e uma 5ª marcha que atinja 190km/h com o restante das marchas com escalonamento bem fechado para boas respostas nessa faixa de velocidade.

  • Bruno

    Giovani, não percebeu a ironia?

  • Rodrigo Rmc

    So para comparar..