A versão esportiva do Audi A3 Sedan começa a ser vendida nas concessionárias da marca a partir do próximo dia 20 de agosto. Com motor 2.0 Turbo FSI, câmbio S tronic de dupla embreagem e tração integral permanente quattro, o Audi S3 Sedan acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos e alcança velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h.

O sedã é identificado pelo visual exclusivo dos modelos S, a linha esportiva da Audi. Detalhes especiais no exterior e acabamento diferenciado na área interna dão ao carro uma personalidade própria, que reforçam o temperamento que o modelo demonstra na pista. O novo modelo é muito fácil de ser identificado por dentro e por fora quando comparado ao A3 Sedan original. Além das características mais esportivas, não tem como não notar também seus oito logos “S3” que se destacam na grade da frente, na tampa traseira, na soleira das portas dianteiras, no volante, no conta-giros e nos bancos dianteiros.

O coração do Audi S3 Sedan é o motor 2-litros Turbo FSI, que tem como particularidade uma tecnologia desenvolvida pioneiramente pela Audi, o duplo sistema de injeção — direta e indireta.  Sob carga parcial, a injeção indireta melhora a queima do combustível e reduz o consumo e as emissões de material particulado (fuligem). Já a eficiente injeção de combustível direta entra em ação na partida e em situações de alta solicitação do motor. Vários quilogramas mais leve que sua geração anterior, o motor 2,0 Turbo FSI do S3 Sedan conta também com sistema Audi Valvelift que varia o levantamento das válvulas para otimizar a quantidade de mistura ar-combustível nos cilindros, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, duas árvores de comando de válvulas com ajuste de fase, gerenciamento térmico inovador com válvula rotativa, bomba de óleo regulável, atrito interno reduzido e bloco com paredes estreitas. Com todas estas características, a Audi conseguiu uma economia de aproximadamente meio litro para cada 100 quilômetros rodados com melhora no desempenho.

O desempenho não prejudica o conforto: duas árvores de balanceamento garantem o máximo de suavidade ao quatro-cilindros. Pistões de alumínio especial e bielas de alta resistência com novas bronzinas transmitem as forças para o virabrequim. O turbocompressor aperfeiçoado aumenta ainda mais o desempenho. Ele gera até 1,2 bar de pressão e pode suportar temperaturas de escapamento de até 1.000 °C. O intercooler reduz drasticamente a temperatura do ar de admissão, aumentando assim a massa de ar disponível para a combustão e a válvula de alívio (wastegate) é rápida e precisa.

Uma das características do 2.0 Turbo FSI é sua sonoridade, que intensifica a experiência ao volante do carro. Quando o S3 Sedan é conduzido de forma esportiva, o motor responde com maior agilidade ao comando do acelerador, promovendo automaticamente breves estouros durante as trocas de marchas, que permitem criar um efeito sonoro diferenciado e esportivo. Além disso,  os flapes que controlam o som no sistema de escapamento abrem em alta rotação e amplificam ainda mais o nível de ruído no interior do veículo, passando a sensação de esportividade extrema.

Trocas instantâneas: o câmbio S tronic de seis marchas

O novo Audi S3 Sedan traz de série o sistema Audi Drive Select, que controla o funcionamento do acelerador, da direção assistida e do câmbio S tronic.  O motorista pode optar entre os modos comfort, auto, dynamic, efficiency e individual ao toque de um botão. O modo individual permite ao motorista especificar seu próprio perfil, com suas regulagens preferidas.

O esportivo é equipado com o dinâmico câmbio robotizado S tronic de dupla embreagem. Para garantir o máximo desempenho nas arrancadas, as marchas mais baixas são pouco distanciadas em suas relações. Ao mesmo tempo, as das marchas mais altas reduzem a rotação do motor e, conseqüentemente, o consumo de combustível. O motorista pode utilizar o rapidíssimo câmbio S Tronic, realizando trocas suaves e quase imperceptíveis no sistema automático ou manual, por meio das borboletas junto ao volante.

O sistema Launch Control  permite arrancadas radicais, transmitindo a força do motor para a pista com o máximo de intensidade. Outro diferenciador é a utilização do modo “efficiency” do Audi Drive Select nas desacelerações. Ele desacopla as duas embreagens, deixando o carro rolar livremente, aproveitando a inércia, quando o motorista tira o pé do acelerador, a versão moderna da antiga roda-livre. Como em todos os demais veículos da linha, o S3 Sedan conta também com o sistema de recuperação KERS, que transforma a energia cinética em elétrica quando se tira o pé do acelerador, aumentando ainda mais o rendimento do combustível.

O sistema quattro de tração integral permanente garante ao Audi S3 Sedan uma vantagem decisiva relativamente à tração, dinâmica e estabilidade. O centro deste sistema é uma embreagem multidisco controlada eletronicamente. Compacta e leve, ela distribui a força disponível, enviando a maior parte para as rodas dianteiras — caso elas percam tração, porém, o torque é redirecionado sem interrupção para as rodas de trás.

Estrutura avançada

O chassi do Audi S3 Sedan se harmoniza extremamente bem com o potente motor. O carro responde ao comando do volante precisa e espontaneamente, fazendo qualquer tipo de curva em alta velocidade com pouca movimentação da carroceria. Um fator-chave para isso é a distribuição do peso, com 59 por cento na dianteira e 41 por cento, na traseira. A inclinação do motor em 12 graus na direção da traseira e o eixo dianteiro situado bem à frente contribuem nesse sentido. Essas duas soluções fazem parte da Matriz Modular Transversal (MQB), arquitetura adotada pelo Grupo Volkswagen, do qual a Audi faz parte.

O S3 Sedan tem altura de rodagem 25 milímetros mais baixa que o A3 Sedan. A direção de relação variável de série deixa o dirigir ainda mais esportivo. A cremalheira da caixa de direção de assistência elétrica foi projetada de forma que a sua relação se torne gradualmente mais direta nas curvas. O resultado é menor esforço ao esterçar em manobras de estacionamento e no tráfego urbano. Já ao dirigir rapidamente, a direção é extremamente precisa — a assistência é indexada à velocidade, assegurando um comportamento excelente em todas as situações de condução.

O novo Audi S3 Sedan vem de série com rodas de 18 polegadas de diâmetro e 8 polegadas de tala, com cinco raios duplos no desenho.  A tecnologia de conformação por fluxo permite que elas sejam extremamente leves. O aro é moldado sob alta pressão e alta temperatura, processo que fortalece o material, permitindo usar paredes mais finas. Pneus 225/40R18 são de série.

Os discos de freios dianteiros têm 340 milímetros de diâmetro. As pinças trazem o logotipo S3. A última geração do sistema de controle de estabilidade ESC intervém, quando necessário, de forma esportiva e sensível.

O destacado dinamismo do Audi S3 Sedan também é fruto de sua construção leve, uma das grandes qualidades da Audi. Aços de ultra e alta resistência são usados em várias áreas da célula de passageiros e o capô do motor é feito de alumínio.

Desenho diferenciado

O Audi S3 Sedan evidencia sua natureza dinâmica na aparência, dominada pelo design atlético e uma forte identidade visual. O capô liso, as linhas precisamente desenhadas, a firmeza das superfícies curvas e o arco do teto achatado alongam visualmente a carroceria. O modelo topo de linha tem 4.469 milímetros de comprimento, 1.796 mm de largura e 1.392 mm de altura.  A grande distância entre os eixos — 2.631 mm — permitiu criar um espaçoso interior.

Detalhes visuais exclusivos reforçam o caráter de alto desempenho do Audi S3 Sedan. A grade Singleframe, identificadora dos modelos S, tem acabamento em alumínio e duas barras horizontais. Uma moldura cromada cerca a grade e os insertos tem acabamento em cinza platinum fosco. Barras duplas com aparência de alumínio e grades tipo colméia cobrem as entradas de ar no pára-choque, incrustadas entre bordas fortemente salientes.

Os espelhos externos com carenagens em alumínio e as faixas das saias atraem o olhar nas laterais do sedã de quatro portas.  O pára-choque traseiro foi inteiramente redesaado e um sutil defletor cria um detalhe estático no alto da tampa do porta-malas.  As lanternas traseiras empregam predominantemente tecnologia LED. O difusor cinza-prateado tem barra dupla com aparência de alumínio e quatro reentrâncias, incorporando também as quatro ponteiras cromadas ovais do sistema de escapamento. Logotipos S3 adornam a traseira e a frente do carro.

Inteiramente preto:  o interior

O Audi S3 Sedan apresenta um interior totalmente preto, com insertos de série em alumínio escovado fosco e controles  com acabamento em alumínio brilhante. Como em todos os Audi, a operação é simples e a qualidade, sem concessões. O porta-malas comporta 390 litros.

Uma grande atenção aos detalhes mostra a personalidade dinâmica do sedã.  Os mostradores dos instrumentos têm acabamento especial “S” em cinza escuro metálico. Os números e ponteiros são brancos. O conta-giros apresenta um logotipo S3 tridimensional, juntamente com o manômetro do turbo.  O sistema colorido de informações ao condutor, com cronômetro incluído, é equipamento de série. O monitor retrátil motorizado se eleva para mostrar a tela especial do S3.

Também é equipamento de série do Audi S3 Sedan o volante esportivo com forração em couro e o distintivo S3. Outros itens específicos dos modelos S são os pedais e apoio de pé em aço inoxidável escovado. As soleiras das portas de alumínio com logotipo S3 redondo complementam o exclusivo e refinado pacote.

Os bancos esportivos dianteiros proporcionam ótimo apoio e segurança nas curvas.  As almofadas dos assentos podem ser esticadas e logos S3 são incrustados nos encostos. As laterais são cobertas de couro Napa Fina. Costuras contrastantes criam um toque adicional.

A relação de equipamentos de série do S3 Sedan inclui também o teto solar panorâmico elétrico, alarme antifurto, ar-condicionado automático de duas zonas, faróis xenônio plus e o pacote de acabamento dos compartimentos de bagagem e porta-objetos.  Outro item importante é o sistema MMI navigation plus com tela MMI tátil. O sistema de áudio Bang & Olufsen garante a máxima qualidade de reprodução sonora contando com 13 alto-falantes e 1 subwoofer que são alimentados por uma unidade de comando (amplificador) de 15 canais, produzindo uma potência total de 705 watts.

Apesar de a carroceria ser semelhante à do A3 Sedan, o novo esportivo da Audi é muito fácil de ser identificado por dentro e por fora. Além das características mais esportivas, não tem como não notar também seus 8 logos “S3” que se destacam na grade da frente, na tampa traseira, na soleira das portas dianteiras, no volante, no conta-giros e nos bancos dianteiros. (Audi)

Motor
2,0 Turbo FSI (EA888)
Configuração: 4 cilindros em linha
Cilindrada / nº válvulas por cilindro: 1.984 cm³ / 4
Potência: 280 cv de 5.500 a 6.200 rpm
Torque: 38,7 m·kgf de 1.800 a 5.000 rpm

Transmissão
Tração quattro®
Câmbio S tronic robotizado de 6 marchas

Dimensões
Comprimento: 4.469 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.392 mm
Distância entre eixos: 2.631 mm

Desempenho
Aceleração 0-100 km/h: 4,9 s
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)

 

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  • Daniel C.

    Por que o S3 está vindo com 280 cv e não 300 cv como na Europa?

    • joão

      A Alemanha sempre maneirando para o Brasil, menos no preço…

      • drhip

        Prefiro o BMW 235i,alguma chance de avaliá-lo?

    • Bob Sharp

      Daniel C.
      Arrisco dizer que pessoas na Audi ainda estão na de achar que a gasolina brasileira é de “baixa qualidade” ou não sabem que o enxofre na gasolina está em padrões mundiais, dai terem capado um pouco da potência. Mas vou perguntar à Audi do Brasil por que a diferença.

      • Daniel C.

        Olá Bob, conseguiu desvendar o segredo?

        • Bob Sharp

          Daniel
          Cautela com a gasolina brasileira, não a octanagem, mas adulterações.

  • Welyton F. Cividini

    Esse sistema Valvelift seria o mesmo que o Vanos da BMW?

    • Bob Sharp

      Welyton
      O Vanos da BMW é apenas variador de fase. O Valvelift é como o VTEC da Honda e o VarioCam Plus da Porsche.

      • gaboola

        O sistema equivalaente da BMW é o Valvetronic.

        Sr Sharp:
        Nada contra; informação é sempre util. Mas esta matéria é um ‘press release’, certo?

        • Bob Sharp

          gaboola
          Não foi o que leitor perguntou. De toda maneira, o Valvetronic é mais do que um variador de levantamento de válvula, faz também o papel de borboleta de aceleração, que o VTEC e o VarioCam Plus não fazem. Por isso não citei o Valvetronic ao leitor que perguntou, para não misturar assuntos. / Sim, a notícia (e não matéria) é um press release, indicado ao final de onde veio, Audi, no caso. Com o site foi possível separar assuntos (matéria e notícia), o que no tempo do blog era feito especificando “Notícia” antes do título. Mas o release não é simplesmente copiado e colado, tem algumas intervenções do Ae. Vamos ter o S3 sedã nesta quinta-feira; matéria em alguns dias.