DFV AMotor Ford Cosworth DFV V-8 no Lotus 49 (foto uniquecarsandparts.com)

Bem no começo do Ae, em 25/10/2008, publiquei post sobre o que é considerada a pechincha do século, o pequeno investimento da Ford no motor Cosworth DFV 3-litros de Fórmula 1 que viria a ser um campeão durante muitos anos. O notável, contudo, e conto isso lá, foi o motor ter vencido na estréia, o GP da Holanda de 1967, em Zandvoort, no dia 4 de junho, com Jim Clark no Lotus 49, carro que também estreava.

O Lotus 49 foi projetado para este motor que, por isso, era estrutural, pela primeira vez num carro de F-1. Jim Clark só dirigiu o carro no treino de classificação, ficando com a 8ª posição, enquanto Graham Hill ficava em primeiro, porém abandonando devido a problema no DFV.

Ontem chegou-me este vídeo chamado “First time out”, “A primeira vez que anda” numa tradução livre, mostrando esta corrida, que faço questão de  compartilhar com o leitor. É um filme muito bem-feito e editado, no qual aparecem todos os grandes nomes da época, como Clark, Graham Hill, Jack Jackie Stewart, John Surtees, Jack Brabham, Denny Hulme, Dan Gurney, Colin Chapman, os criadores do motor Mike Costin e Keith Duckworth, e vários outros. É uma verdadeira volta no tempo. Apesar ser narrado em inglês, vale a pena só pelas imagens das pessoas, dos carros e da corrida. O vídeo é propriedade da Ford.

Chama a atenção o fato de os carros não contarem com nenhuma solução aerodinâmica para criar força vertical descendente (downforce) e mesmo assim não haver problema, pelo menos aparente, de sustentação nos eixos. Também, o grau de competitividade naquele tempo, bem diferente de hoje.

Divirta-se!

BS

 

(109 visualizações, 1 hoje)